Fumaça passiva de cigarro pode provocar perda auditiva em adolescentes

As leis criadas pelo Brasil para proibir o fumo em ambientes fechados têm uma boa razão para existir: quem quer fumar deve prejudicar só a si mesmo, certo?
Recentemente, cientistas descobriram mais uma desvantagem na lista das muitas do fumo passivo: perda de audição em adolescentes.
Os pesquisadores testaram mais de 2.000 adolescentes em busca de cotinina, um indicador de exposição à fumaça do tabaco. Depois de eliminar os fumantes do estudo, eles ficaram com 799 não fumantes, cujos níveis de cotinina indicavam exposição ao fumo passivo, juntamente com 754 que não foram expostos à fumaça de cigarro.
Após o controle de muitas variáveis, eles descobriram que quanto maior o nível de cotinina no sangue de um participante, maior a probabilidade de que ele tivesse algum tipo de perda auditiva.
Mais de 17% no grupo com níveis de cotinina mais elevados apresentaram perda auditiva em baixas frequências.
Os pesquisadores ainda não podem afirmar com certeza de que forma a exposição ao fumo passivo pode causar o dano, mas o tabaco é conhecido por afetar o fluxo de sangue através dos vasos sanguíneos menores, do tipo que o ouvido interno depende.
Segundo os cientistas, a maioria das crianças, cerca de 85%, nem sequer tinha conhecimento de sua perda auditiva. Sendo assim, que tal os pais buscarem ter? Principalmente os fumantes.[NewYorkTimes]
Fonte:http://hypescience.com/fumaca-passiva-de-cigarro-pode-provocar-perda-auditiva-em-adolescentes/