Um exemplo vale mais do que mil palavras.
Ver o pai comer uma salada com prazer ou a mãe pegar frutas para levar de lanche para o trabalho são ações que terão muito mais efeito do que uma conversa sobre a importância da alimentação. A ingestão de frutas e verduras é mais elevada quando esses alimentos são deixados prontos para o consumo (melancia já cortada, cenouras em palitinhos) do filho, e em locais de fácil acesso.

"A importância do exemplo dos pais é total, quase 100% nesse processo. Porque o filho é criado por exemplos. Mesmo se ele for meio rebelde, fizer birra e não quiser comer naquele momento, quando isso passar, ele vai se lembrar do que viu e dos atos de seus pais", diz Elza Daniel de Mello, médica gastropediatra e nutróloga da UFRGS.

Assim como os bons hábitos se reproduzem, os maus também - por isso, os pais precisam tomar cuidado com costumes como comer demais, mastigar muito rápido ou comer assistindo a televisão.

Outros adultos que participam da criação devem se esforçar para dar um bom exemplo, e não apenas os pais. Professores e colegas de escola também influenciam o comportamento alimentar do filho. Portanto, vale estar ligado no que acontece na escola e atento a como melhorar a merenda escolar dele. "As pessoas têm de deixar a preguiça de lado e tentar da melhor forma possível ter uma alimentação mais colorida e menos monótona. É preciso tornar a alimentação mais nutritiva e atrativa de uma forma geral", diz Elaine C. Rocha de Pádua, nutricionista e autora do livro O que tem no prato do seu filho? - Um guia prático de nutrição para os pais (Editora Alles Trade).

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-alimentacao-saudavel-800632.shtml