Rua Antônio de Santana, 217
(79) 3431-4706
colegioosaber@live.com

Saber News

Sisu 2015 bate recorde com 2,58 milhões de inscritos
Sisu 2015 bate recorde com 2,58 milhões de inscritos

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registrou até 15h de hoje (22) 2.589.112 inscritos, novo recorde do sistema. O número superou o total de inscritos no Sisu do primeiro semestre de 2014, quando 2.559.987 se inscreveram.
O curso de direito na Universidade Federal Fluminense segue no topo das notas de corte do Sisu, segundo a última relação, divugada esta madrugada. A nota de corte na ampla concorrência é 827,4 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

São consideradas as instituições que ofertam suas vagas integralmente pelo Sisu e que não atribuíram bonificação às notas dos estudantes.

Em seguida, com 821,8 pontos, está o curso de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

As inscrições para o Sisu terminam nesta quinta-feira e os candidatos têm até as 23h59 para participar da seleção para vagas do ensino superior público no site do sistema.

Segundo o especialista em Enem e presidente de honra do Instituto Henfil, Mateus Prado, os estudantes que têm mais de uma opção de curso, devem ficar atentos e ajustar a escolha às notas de corte para garantir uma vaga.

"Esse aluno deve escolher o curso que tem viabilidade de passar e colocar em primeira opção. Nesses últimos dias, menos pessoas se inscrevem e mais pessoas trocam a opção de curso. As notas de corte mais baixas tendem a subir. As mais altas, de cursos mais concorridos, tendem a se manter".

Na análise de Prado, as notas de corte estão altas tanto para a ampla concorrência quanto para os cotistas. Ele recomenda que aqueles que querem um curso específico e não têm nota para passar esperem a segunda edição do programa, que ocorre no segundo semestre. "As notas de corte desse processo seletivo não são definitivas, elas mudam no segundo semestre. Às vezes com a mesma nota, o estudante consegue passar no curso que quer".

Nesta primeira edição de 2015, o Sisu oferece 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior. Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem zerar a redação. No ano passado, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem.

Segundo o MEC, as notas de corte devem servir para ajudar o candidato a monitorar a inscrição, mas não é garantia de que ele será selecionado.

A mestre em psicologia e diretora da Rhaiz Recursos Humanos, Rita Brum, recomenda que os candidatos pesquisem os cursos que pretendem escolher e, se possível, façam um teste de orientação vocacional. Segundo ela, o aluno deve "buscar o máximo de informações sobre as competências que são requeridas em cada curso, quais disciplinas vai cursar, e comparar com a análise que tem de si mesmo".
Caso o estudante queira um curso muito concorrido, escolher outro de área correlata pode ser arriscado. "O recomendado é sempre estudar mais para conseguir nota para o curso que se quer porque essa escolha [de curso correlato] pode ser muito diferente e o estudante corre o risco de se frustrar. Ter sucesso na carreira é fazer o que se quer de acordo com interesse e características de personalidade".
Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/sisu-2015-bate-recorde-com-258-milhoes-de-inscritos,5037306862e0b410VgnCLD200000b2bf46d0RCRD.html

 

Mais Saber News

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

2ª Etapa Fundamental I

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

Programação os Jogos Internos do Colégio O Saber.

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Esporte e educação física formam o aluno para a faculdade da vida.