Rua Antônio de Santana, 217
(79) 3431-4706
colegioosaber@live.com

Saber News

21/12    Início do Verão
21/12 Início do Verão

De dezembro a fevereiro é verão no Brasil. Período de muito calor e chuva. É o momento de aproveitar o sol para fazer atividades ao ar livre. Ir à praia, jogar bola, andar de bicicleta, brincar de pique e muito mais!

E, depois de tudo isso, ao final da estação, todos estão bem bronzeados. Porém, se não tomarmos cuidado, isso pode ser perigoso. Você sabe por quê?

Ficar muito tempo exposto aos raios solares pode causar problemas à nossa saúde. Por exemplo, se pegamos muito sol e não bebemos bastante água podemos ficar com desidratação. Outro problema grave que pode afetar a saúde é o câncer de pele. Por isso, é recomendado só pegar sol até as dez horas da manhã e depois das quatro horas da tarde. Passar filtro solar e beber muito líquido também ajuda bastante.

Neste ano, o verão se inicia no dia 22 de dezembro, às 3h30, e dura até as 2h14 do dia 20 de março, data em que o outono começa. A definição do começo das estações é apresentada pelo dimensão do dia e da noite, que muda conforme a latitude, a época e a inclinação do eixo de rotação da Terra. É o que diz a pesquisadora Josina Oliveira do Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica do Observatório Nacional.

Do início da primavera até o começo do verão, o Sol aparece cada dia mais cedo e se coloca cada dia mais tarde, até que a começo do verão é caracterizado pelo maior dia e a menor noite. Daí até a chegada do outono, os dias se tornam cada vez menores e as noites cada vez maiores, até que no dia do começo do outono a dimensão da noite é equivalente a dimensão do dia.

As noites, então, vão crescendo, até o início do inverno. A partir daí, as noites decrescem até o começo da primavera, quando outra vez o dia e a noite possuem a mesma dimensão. A chegada do verão e do inverno são caracterizados pelo "solstício" dimensão divergente do dia e da noite, enquanto a primavera e o outono, pelo "equinócio" dimensão equivalente entre o dia e a noite.

É essa transformação na dimensão dos dias e das noites que explica a fundação do "horário de verão". A especialista explica que nas localidade próximas à linha do Equador, onde essa decorrência é muito pequena ou inexistente, não faz sentido implantar o horário individualizado.

O horário oficial do começo das estações também se altera a cada ano. Segundo a especialista, essa diferença se deve ao período de translação da Terra (365 dias, 5 dias, 48 minutos e 46,08 segundos). A cada quatro anos, acontece o ano bissexto, com 366 dias para equilibrar essa discrepância. "Assim, se olharmos o início do verão dos anos anteriores, vamos ver que o horário de quatro anos atrás é mais próximo do horário deste ano"

Um verão bem animado para você!

 

Mais Saber News

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

2ª Etapa Fundamental I

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

Programação os Jogos Internos do Colégio O Saber.

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Esporte e educação física formam o aluno para a faculdade da vida.