ITABAIANA NA V OLIMPÍADA AMBIENTAL DE SERGIPE

Esse ano, a Olimpíada Ambiental de Sergipe, realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), registrou um número record de inscritos. Foram inscritos 4.231 estudantes, número este que corresponde a um aumento de 42% em relação ao do ano passado. Contando com a participação de alunos de 285 escolas da capital e interior, das redes de ensino particular e pública.
Com a temática, "Florestas: o futuro do planeta sem suas mãos", a V olimpíada Ambiental desenvolveu o tema do ano internacional 2011. E Itabaiana também teve os seus representantes. Eu desenvolvi meu projeto intitulado VERDE PERTO: APROXIMANDO VIDAS - que teve como principais ações a realização de duas excursões: uma para o Parque Nacional Serra de Itabaiana e a outra para a APA do Parque da cidade em Aracaju-SE. A escolha dos locais supracitados deveu-se, sobretudo, à importância ecológica de suas coberturas vegetais.
A partir das aulas expositivas, das excursões realizadas e dos dados obtidos não só em campo como também na internet, diversos trabalhos foram confeccionados e em seguida, inscritos na olimpíada; destes três foram classificados à final. O saber e, consequentemente Itabaiana, foram representados nessa segunda-feira, no teatro Tobias Barreto em Aracaju- SE, por 3 alunos do Ensino Fundamental Maior:
ESTHEFANY DA SILVA/ 7º ANO A - PINTURA
MARIA CAROLINE ANDRADE RIBEIRO/ 7º ANO A - PINTURA
CARLOS VINÍCIUS FEITOSA DE JESUS/ 7ºANO B - FOTO

(...) Mas não parou por aí! O Colégio Estadual Murilo Braga também se fez presente. A professora Jussane Maria Teles Santos Mendonça teve seu projeto entre os quatro melhores do estado. Muito bom ver nossa querida Itabaiana bem representada! A professora supracitada é um exemplo de que ainda é possível desenvolver ótimos trabalhos mesmo com a dura e péssima realidade da educação brasileira.
Gostaria de destacar ainda que na IV Olimpíada ambiental, em 2010, tanto o colégio O saber quanto o próprio Murilo foram finalistas na modalidade projeto. É bem verdade que não ganhamos o grande prêmio, mas com certeza muito do que foi trabalhado nesses três últimos meses ficará na lembrança e, melhor, contribuiu na formação de muitos alunos e de todos que participaram do projeto.
E não foi só Itabaiana que brilhou na Olimpíada... O interior sergipano foi muito bem representado! Ribeirópolis, simplesmente, venceu em diversas categorias e modalidades... Confesso que perdi até a conta! (rsrsrs). O Colégio Estadual Abdias Bezerra foi o colégio que mais levou prêmios em medalhas e cheques. Muito bom ver que o julgamento dos trabalhos não é monopólio de "grandes" instituições escolares.
Só senti a falta de algum representante da imprensa do interior. Talvez por falta de divulgação...
Então, caros leitores! Essa matéria foi escrita no intuito de compartilhar com vocês a felicidade de poder representar nossa cidade num grande evento como a Olimpíada ambiental de Sergipe e de mostrar os bons resultados obtidos não só por nós do Colégio O saber, como de outras escolas do interior sergipano.

Por menor que seja nossa contribuição para a preservação do planeta, sem esta com certeza a destruição seria ainda maior. Na pior das hipóteses, ganharemos algumas horas de ar puro, de água potável, de verde, enfim, de vida!

DANILO MOURA
Graduado em Ciências Biológicas - UFS