12 de março – Dia do Bibliotecário!!!

O que é ser bibliotecário nos primórdios do século 21 com todo um avanço tecnológico na sociedade da informação? Onde está a importância desse profissional e o seu reconhecimento sócio-educativo e cultural em nossa sociedade? No Brasil, temos 39 escolas de formação acadêmica que formam bacharéis em Biblioteconomia. Desenvolvem atividades de organização, tratamento, análise e recuperação de informações em diversos níveis e suportes físicos (impressos, eletrônicos, etc), por meios manuais e automatizados, com vistas ao atendimento das necessidades informacionais de todos os segmentos da sociedade, ao avanço científico-tecnológico e ao desenvolvimento social do país.

A utilização de novas tecnologias da informação exige desse profissional novas habilidades e provoca mudanças no perfil tradicional. Como resposta à globalização da economia e conseqüentes transformações mercadológicas e sociais, impõe-se, cada vez mais, um profissional atuante, com capacidade de percepção das necessidades sociais e de oferecer produtos e serviços de informação para esse novo mercado de trabalho.

O profissional de Biblioteconomia, que tradicionalmente atua em bibliotecas e unidades/centros de informação, encontra novas frentes de trabalho em sistemas e redes de informação de setores públicos, empresariais e industriais, escritórios de assessoria e consultoria, organização de arquivos e de documentação particulares, ensino e pesquisa, podendo atuar como analista da informação, como gestor de serviços de informação e também na área de padronização de documentos.

“Prometo tudo fazer para preservar o cunho liberal e humanista da profissão de bibliotecário, fundamentado na liberdade de investigação científica e na dignidade da pessoa humana” – (Juramento da Profissão -  Resolução CFB nº 006/66).

Fonte: http://bibliotecafeevale.wordpress.com/2010/03/12/12-de-marco-dia-do-bibliotecario/