Saber News
Professores da rede pública de ensino do Estado deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 16. A decisão foi tomada no fim da tarde desta terça-feira, 10, durante assembleia da categoria realizada no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe.
Reivindicando o cumprimento da lei que exige que o governo promova o reajuste de 22,22% para os professores de todos os níveis, a categoria foi às ruas logo após a assembleia, com o objetivo de protocolar simbolicamente no Ministério Público, no Tribunal de Justiça e na Assembleia Legislativa (Alese), o documento que garante a realização da greve.
De acordo com Joel Almeida, diretor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe (Sintese), apenas os professores de nível médio receberam o aumento do governo, que por sua vez deveria ter concedido a todos os níveis o reajuste de 22,22% retroativo ao mês de janeiro.
Após assembleia, categoria realizou caminhada pelas ruas da capital |
“Reivindicamos o valor previsto pela lei de piso salarial, e que nenhum nível do magistério seja prejudicado com o não recebimento do reajuste. O governo, além de não conceder o aumento, quer que a categoria aceite o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 6,5%, de modo que os professores recebam o mesmo reajuste que os demais servidores públicos do Estado”, alegou o diretor de comunicação.
Mobilizações
Na segunda-feira, 16, além de iniciar a paralisação, os professores irão acampar durante todo o dia na praça em frente à Alese. Ainda no mesmo dia, às 8h, a presidência do Sintese irá participar da comissão de educação da Assembleia.
Por Monique Garcez e Janaina de Oliveira
Fonte:http://www.infonet.com.br/educacao/ler.asp?id=126708&titulo=noticias