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Para não ter dor de cabeça e fugir das armadilhas virtuais
“Compro muito pela internet! Além da praticidade, os preços e as condições de pagamento, muitas vezes, são bem melhores do que nas lojas. Já adquiri livros, roupas, eletrodomésticos, eletrônicos, lentes de contato, cremes e até sementes de plantas”, revela a analista de importação e exportação, Carolina Soldera. Mas toda essa facilidade e comodidade já tirou o sono de Carol, que precisou recorrer ao Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) para obter o dinheiro de volta após receber em casa um produto que veio com defeito. A funcionária pública, Fernanda Desidério, também teve problemas ao comprar roupas e acessórios pela internet. “O prazo era de 20 dias e recebi 4 meses depois, após muita reclamação pelo site e e-mail da empresa”, conta.
As reclamações de quem faz compras pela internet não param de crescer. Isso porque o Brasil é hoje o sétimo maior mercado de internet no mundo, com mais de 40 milhões de usuários, segundo estudo 2012 Brazil Digital Future in Focus, da comScore, empresa de pesquisa de mercado digital.
Com tanta gente comprando virtualmente, reforçar os cuidados para que o consumo não dê dor de cabeça nunca é demais, né?! A SHAPE consultou especialistas para elaborar este miniguia e te “blindar” das pegadinhas na rede mundial de computadores.
1) Prefira comprar em lojas conhecidas ou indicadas por amigos, familiares... “Ter calma ao acessar o site, checar as informações de preço e da descrição do produto também ajudam a evitar enganos”, completa a assessora técnica do Procon/SP, Maíra Feltrin Alves.
2) Procure informações sobre a loja virtual em órgãos de defesa do consumidor e em sites de avaliação e comparação de preços. “O Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) e e-bit Informação (www.ebit.com.br) permite checar todos os tipos de insatisfações e como as empresas que são alvo respondem ou tomam providências”, sugere o CEO da loja virtual Kanui, especializada em artigos esportivos, Marcelo Marques.
3) Ligue na Central de Atendimento para checar se o telefone e o endereço disponíveis no site são reais e pergunte também se existem outros contatos (telefônico, e-mail, atendimento virtual, por exemplo) e até uma filial física. No site e-bit, outro procedimento destacado é observar informações como razão social e CNPJ. Aproveite e confirme esses dados no site www.receita.fazenda.gov.br (no link Onde Encontro). Se o resultado da situação for: 'baixada', 'cancelada' ou 'inativa', desista da compra.
4) Mesmo que tome tempo, leia com atenção a política de privacidade da empresa e informe-se sobre as formas de pagamento disponíveis, o prazo de entrega e a política de troca e devolução de produtos. “Tem que ficar atenta, especialmente se o prazo engloba dias úteis ou corridos, para não se iludir com o prometido pela empresa”, lembra Marcelo. Verifique o valor do frete e despesas adicionais, que podem fazer com que uma compra que parecia vantajosa revele-se um mau negócio.
5) Observe se a loja virtual deixa visível as administradoras ou bandeiras de cartão de crédito e se são conhecidas.
6) Fique de olho ainda se possuem certificados de segurança, como Pague Seguro, Internet Segura, Site Blindado... “E quando for efetuar o cadastro para a compra, verifique se na barra de navegação do computador aparece o https:// - perceba que há um “s” no final que quer dizer “seguro””, indica Maíra.
7) Tome muito cuidado com preços muito abaixo do mercado. “Compare diferentes lojas e não se deixe enganar por ofertas milagrosas. Verificar se o site tem atualizações constantes ajuda a fugir de “loja fantasma” ou sites falsos”, destaca Marcelo.
8) Arquive todos os comprovantes: vale salvar no computador ou imprimir. Esse cuidado é para todos os passos da compra, inclusive os e-mails de confirmação, reclamação ou qualquer contato com a empresa virtual.
9) Blinde também o seu computador: baixe e atualize sempre um antivírus. Evite computadores públicos ou compartilhados, como os de lan houses, faculdades, cursos e empresas, ao inserir dados de pagamentos e pessoais.
10) Delete e-mails de procedência duvidosa e resista: não clique em links enviados por e-mails suspeitos. Isso evita que fraudadores instalem programas espiões que roubam senhas e outros dados de seu computador.
Mais ferramentas
O Procon-SP atualiza diariamente um ranking on-line com o nome das 30 empresas que mais geram reclamações ao órgão, citando os índices de solução desses casos e principais irregularidades. O acesso é através do www.procon.sp.gov.br.
A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico também tem uma cartilha para orientar sobre os cuidados que devem ser tomados para realizar com qualidade e segurança a compra de produtos e serviços em sites de compras coletivas. O endereço é www.camara-e.net/cartilha.
Fonte:http://professorjosecosta.blogspot.com.br/