Saber News
A semana mundial do meio ambiente representa uma ótima oportunidade para pensar e refletir sobre o assunto. ONGs e instituições costumam aproveitar a ocasião para divulgar as ideias de sustentabilidade e preservação, além de mostrar às pessoas os riscos que o descaso com o meio ambiente pode causar.
O ser humano não seria nada se não fosse pelo meio ambiente. O homem vive em um espaço que oferece recursos vivos e não-vivos para a sua sobrevivência, mas nem sempre valoriza tudo isso que lhe é ofertado de graça. Muito pelo contrário, o ser humano tem retribuído com poluição e todas as formas de degradação ambiental.
Para valorizar tudo aquilo que o meio ambiente oferece, é importante atuar em ações que defendem os animais, a qualidade do ar, as florestas, os rios, mares e todos os recursos naturais. As pequenas atitudes tomadas pelo homem no seu cotidiano podem fazer a diferença, como não desperdiçar água, reciclar, reduzir a emissão de gases poluentes e não jogar lixo nas ruas.
Quando o ser humano não adota atitudes para preservar e cuidar do meio ambiente, ele mesmo acaba sendo afetado. A degradação causa a escassez de recursos naturais, diminui a qualidade de vida e também ameaça às condições de vida na Terra, como revelou a tese do aquecimento global.
Depois de séculos de poluição, é possível notar melhorias na preservação do meio ambiente. As empresas estão investindo mais na ideia de sustentabilidade e, aos poucos, as pessoas procuram desenvolver uma consciência ecológica. Entretanto, a sociedade ainda tem muito o que evoluir para conseguir preservar o meio ambiente.
Origem da semana do meio ambiente
A semana comemorativa tem como finalidade aproveitar o dia do meio ambiente, celebrado em 5 de junho. A data foi criada em 1972, após um encontro realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), que reuniu vários representantes para debater sobre os problemas ambientais.
A conferência promovida pela ONU foi grande e visível. Ela mobilizou 113 países e 250 organizações não governamentais para tratar sobre a degradação ambiental. O evento que reuniu pessoas de todas as partes do mundo foi muito importante para debater sobre assuntos relacionados à poluição do solo, da água e do ar, além da extinção de determinadas espécies de animais.
Fonte:http://www.mundodastribos.com/1-a-8-de-junho-semana-mundial-do-meio-ambiente.html