REDAÇÃO CAMPEÃ NA VI OLIMPÍADA AMBIENTAL DE SERGIPE

PLANETA FINITO: SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA.

MOURA, Danilo de Santana

danilomoura08@hotmail.com

Rios poluídos, atmosfera urbana irrespirável e solos contaminados com agrotóxicos e com diversos outros resíduos – o planeta sofre com o consumo desenfreado, mostra suas cicatrizes e requer cuidados imediatos. Até que ponto esse descaso com o meio ambiente ameaça a sobrevivência do ser humano e dos demais seres vivos? A irracionalidade na relação homem-natureza vem diminuindo a “vida útil” da Terra. Detectado o problema, cabe agora à busca por uma solução.

A utilização de recursos naturais para garantir a continuidade da espécie não é uma característica exclusiva do ser humano. Todo e qualquer ser vivo depende do meio em que vive. Um pássaro, por exemplo, constrói seu ninho com diversos materiais/recursos como: palha, capim, gravetos e barro; mas com uma diferença essencial - explora a natureza sem ameaçá-la. O homem costuma ignorar a finidade dos recursos da Terra. A sustentabilidade surge, então, da possibilidade de esgotamento do planeta.

A melhor definição para desenvolvimento sustentável surgiu na Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – “é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.” Mas, a sustentabilidade permaneceu apenas e por muito tempo no discurso político e nas propagandas de algumas poucas empresas. Como garantir a continuidade das futuras gerações, senão pela prática da sustentabilidade? Atitude sustentável é a melhor forma de minimizar uma exploração desenfreada.

À medida que o desenvolvimento sustentável aparecia como solução para à questão ambiental supracitada, algumas conferências foram sendo realizadas no intuito de discutir e buscar ações que consigam conciliar desenvolvimento com a preservação da Terra. A Rio+20, a ser realizada em Junho do presente ano, vai discutir, por exemplo, como se pode transformar o planeta em um lugar melhor para viver, inclusive para as futuras gerações. Sem dúvida, para alcançar os objetivos traçados, o primeiro passo é que a tomada de decisões não fique restrita aos grandes líderes mundiais, afinal é a população que pode contribuir de fato para uma melhoria.

Há ainda uma grande preocupação - a de como conciliar a necessidade de um consumo racional com os interesses do capitalismo. Num sistema econômico em que o fim lucrativo é a principal característica, o caminho que parece mais fácil é o da exploração maciça. Esse é o grande desafio: pensar numa sustentabilidade diante da atual forma de organização socioeconômica.

Todos os setores da sociedade podem e devem discutir ações que venham contribuir com a causa. A redução no consumo da energia elétrica, a diminuição no desperdício da água e a opção por produtos não descartáveis são algumas das atitudes que podem ser adotadas dentro de uma residência e que contribui, mesmo que em longo prazo para a preservação do meio ambiente como um todo. A cada gota d’água preservada, adia-se o caos planetário!

Com a continuidade da prática predatória, o homem coloca sua própria existência em perigo. Não há vida sem água potável! Nenhuma planta permaneceria em pé. Todas as formas de vida sucumbiriam na seca. Não há vida sem ar puro! Toda troca gasosa passaria a ser ineficaz quando todo o ar estivesse impregnado de substâncias tóxicas. Toda e qualquer célula morreria asfixiada. Não há vida sem solo fértil! A partir desse momento, a única semente que germinaria era a da destruição. Os frutos apodreceriam antes mesmo de amadurecer. Garantir a sustentabilidade do meio ambiente é garantir o nosso próprio bem-estar.

A VI Olimpíada Ambiental, este ano teve como tema "Sergipe na Rio + 20: Rumo ao Desenvolvimento Sustentável". A solenidade de premiação dos vencedores ocorreu no dia 6 de junho do presente ano. Fui premiado e fiquei muito feliz por representar nossa querida Itabaiana!

DANILO DE SANTANA MOURA

GRADUADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UFS/CAMPUS ITABAIANA