9 de setembro: Dia do Médico Veterinário

Nove de setembro é o Dia do Médico Veterinário, um profissional muito importante tanto para a saúde dos animais quanto do próprio ser humano.

O campo de atuação do médico veterinário é bastante amplo. Em geral, eles são mais conhecidos por cuidarem da saúde de cães, gatos e outros animais de estimação. Além das clínicas veterinárias, os pet shops e casas de ração também devem ter a presença desse profissional. Lá, eles orientam o correto armazenamento de rações e outros produtos perecíveis, evitando que bactérias, fungos e outros microorganismos se proliferem e prejudiquem a saúde dos pets.

Outra importante função dos médicos veterinários nesses locais é auxiliar os proprietários a fazerem o armazenamento de medicamentos e o descarte dos medicamentos vencidos, de restos orgânicos e da água utilizada no banho de forma correta. Caso contrário, esses materiais podem contaminar o solo e a água, trazendo doenças para a população.

O alimento que chega à nossa mesa também passa pelas mãos do médico veterinário. Ele está presente desde a criação dos chamados animais de produção (bovinos, aves, suínos, peixes, ovinos e até mesmo abelhas, entre outros) até as gôndolas de supermercado, onde é responsável por inspecionar os produtos e garantir sua qualidade. Nesse último caso, o profissional age de forma preventiva, evitando que alimentos sem procedência ou inadequados para o consumo sejam comercializados.

Na saúde pública, o médico veterinário também tem um papel fundamental. Nos centros de controle de zoonoses, por exemplo, ele desenvolve uma série de ações para prevenir a proliferação dos chamados animais sinantrópicos, como ratos, baratas e pombos, que transmitem diversas zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o homem e vice-versa).

O meio ambiente é outro campo de atuação do médico veterinário. Ele pode trabalhar em reservas e criatórios conservacionistas, cuidando de espécies em extinção e desenvolvendo projetos para evitar que esses animais desapareçam da fauna brasileira.

Neste dia 9 de setembro, não deixe de cumprimentar o médico veterinário. Afinal, dele depende o bem-estar dos animais e de toda a sociedade.

Fonte:http://www.planetvet.com.br/index.php/noticias/73-noticias-gerais/820-9-setembro-dia-medico-veterinario