Inscrições do Enem 2017 terão início em 08 de Maio

MEC já confirmou as datas do período de inscrição do Enem 2017! Diferente do que aconteceu nas edições anteriores, o Ministério da Educação (MEC) informou com antecedência todas as datas do cronograma do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. As inscrições serão realizadas entre os dias 08 (segunda) e 19 (sexta) de maio, conforme já havíamos adiantado em publicações anteriores.

O edital do Enem 2017 será divulgado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 10 de abril, uma segunda-feira. O documento deverá ser lido por todos os estudantes que pretendem se inscrever no Exame, pois contará com novas regras e novidades no que diz respeito à aplicação das provas.

Inscrições do Enem 2017 serão realizadas exclusivamente via internet
O período de inscrição do Enem 2017 terá a mesma duração dos anos anteriores. Com início no dia 08 e término em 19 de maio, os candidatos terão duas semanas seguidas para se inscrever.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do portal do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), disponível no endereço http://enem.inep.gov.br/participante.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar, além de seu nome completo, um endereço de e-mail e número de telefone válidos, bem como os números do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade (RG – Registro Geral).

Valor da taxa de inscrição do Enem 2017 ainda é estudado pelo MEC: isenção tem nova regra neste ano.

O MEC informou que ainda está analisando qual será o valor cobrado pela taxa de inscrição do Enem 2017. Na edição do ano passado, os estudantes tiveram que desembolsar R$ 68,00. O não pagamento corresponderá à desclassificação automática.

Também será confirmada em edital a data limite para o pagamento do boleto do Enem 2017. O documento deverá ser gerado pelos estudantes ao fim do preenchimento das inscrições, em um espaço reservado para emissão da GRU (Guia de Recolhimento da União) para pagamento.

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas da rede pública não precisam emitir a GRU, ou boleto, como é chamado de costume. Tudo isso porque recebem isenção automática do pagamento.

A partir deste ano, uma novidade será incorporada no que diz respeito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2017.

Conforme informou o MEC, passam a ser isentos do pagamento da taxa todos os estudantes cadastrados no CadÚnico, um programa do Governo Federal que reúne famílias de pobreza e extrema pobreza, com rendimento mensal de até meio salário mínimo por membro familiar, ou de até três salários mínimos de renda total mensal no grupo familiar.

Os municípios brasileiros costumam receber visitas domiciliares de profissionais que trabalham no cadastro e famílias no CadÚnico. Entretanto, caso o estudante se enquadre nos requisitos de renda citados acima e ainda não possui cadastro, a família deve procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no município, a fim de realizar o cadastro antes do período de inscrição do Enem 2017.

Outro detalhe entre as novas regras do Enem 2017 afeta os estudantes que receberem isenção do pagamento da taxa e não comparecerem nos dias de prova. Estes, perderão o direito de isenção na edição seguinte, caso não comprove a ausência por meio da apresentação de algum documento válido.

Provas do Enem 2017 serão aplicadas em dois domingos seguidos: 05 e 12 de novembro
A novidade do Enem 2017 que mais chamou atenção foi a data de aplicação das provas. A partir de agora, o Exame será realizado em dois domingos consecutivos, sendo extintas as provas do sábado.

As datas das provas do Enem 2017 escolhidas pelo MEC foram os dois primeiros domingos do mês de novembro: dias 05 e 12.

No dia 05, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e redação do Enem 2017, num período de 05h30min. No dia 12, durante 04h30min, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Fonte: www.enem2017.com