REINOS GERMANICOS e IMPÉRIO CAROLÍGIO

Povos Germanicos

vQUEM ERAM OS BÁRBAROS
vOs antigos gregos e, mais tarde , os romanos chamavam de BARBAROS todos povos que viviam fora do domínio de sua civilização.
v
vPara os romanos bárbaros era o povo que falava língua diversa do grego e do latim e que adotava outro modo de vida , ou seja, que tinha normas, usos e costumes diferentes.
vOs povos germânicos  dividiam –se  em:
vANGLOS;
vSAXÕES;
vVISIGODOS;
vHÉRULOS;
vOSTROGODOS;
vVÂNDALOS;
vFRANCOS;
vSUEVOS;
vBURGÚNDIOS;
vLOMBARDOS.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL

vA estrutura social básica era a família monogâmica, cujo poder absoluto era confiado ao pai. Depois, vinham os clãs, compostos pela reunião de famílias aparentadas, com ascendentes comuns. Finalmente, vinham as tribos, formadas pelo agrupamento de vários clãs. O órgão público mais importante de cada tribo era a "Assembléia dos Guerreiros", que deliberava sobre assuntos como a declaração de guerra ou de paz, a libertação de prisioneiros, os crimes de traição e a expulsão de membros da tribo.

GRUPOS SOCIAS

vA Sociedade germânica pode ser caracterizada da seguinte forma:
vNobreza: grupo formado pela elite que chefiava a sociedade;
vHomens livres: classe composta pelos guerreiros portadores de armas e com direito de expressar suas opiniões nas assembléias;
vHomens semi-livres: classe constituída por membros de populações vencidas em guerra, excluídas do povo livre pelo fato de não pertencerem aos clãs tribais;
vEscravos: formados por prisioneiros de guerra, por filhos de escravos e as pessoas que não pagavam as suas dividas.

DIREITO

vNão existiam, entre os germanos antes do início das grandes migrações, normas jurídicas escritas. As relações sociais eram regulamentadas por normas costumeiras, que se transmitiam oralmente de geração a geração.
v
vO ordálio era um tipo de prova judiciária frequentemente utilizada nos julgamentos e constituía em submeter o acusado de segurar um ferro quente ou pisar em brasas. Se resistisse à dor, era considerado inocente.

RELIGIÃO

Os germanos adoravam as forças da natureza (trovão, sol, raio, lua). Entre os principais deuses, encontravam-se: Wothan (Odin), senhor dos mortos, do comércio, da guerra e das tempestades, Thor (Donnar), protetor dos camponeses, cujos braços lançavam raios, e Tiwaz (Tyr), deus que comandava o céu e dirigia as assembléias. A cerimônia religiosa dos germanos era bastante simples..
Acreditavam na vida depois da morte e diziam que os guerreiros mortos nos campos da batalha eram levados pelas valquírias (deusas da guerra) até uma espécie de paraíso, já os homens que morressem de velhice ou doença iria para o hell, uma especie de inferno.
Depois do contato do Império Romano, os germanos foram sendo convertidos para a religião cristã.

ECONOMIA

Entre as principais atividades econômicas, destacavam-se :
a agricultura (trigo, cevada, centeio, legumes etc.) ;
 a pecuária (bois, carneiros).
A principio, a propriedade da terra pertencia a todo o clã, sendo que seus membros tinham o direito de usufruir determinadas áreas. Entretanto, em função das necessidades coletivas, os bosques, os pastos e a água eram explorados de forma comunitária.
Era considerada propriedade individual apenas a casa familiar, pois representava o templo dos deuses domésticos e o lugar e veneração aos antepassados. Embora com produção modesta, os germanos dedicavam-se à indústria metalúrgica, fabricando belas e eficientes armas metálicas (lanças, longas espadas, machados). Produziam, também, objetos cerâmicos e peças de ourivesaria de grande valor.
imagem3_01
imagem2