TERRITÓRIO BRASILEIRO: EXPANSÃO E CONFLITO

ÒCom o início da União Ibérica em 1580 após uma crise sucessória em Portugal, o tratado de Tordesilhas não tinha mais significado. A partir de então, houve enormes avanços do território brasileiro que foram ganhos legalmente após o fim da União.
ÒVárias atividades na colônia foram responsáveis pelo crescimento territorial ajudadas pela abundância de rios do novo território que facilitou a movimentação para o interior e o sul do continente. As mais importantes foram as drogas do sertão, a pecuária, as bandeiras, o comércio de monções e as missões jesuítas.

GRUPOS PARTICIPANTES

ÒCOLONOS PORTUGUESES;
ÒJESUITAS MISSIONARIOS;
ÒCRIADORES DE GADO.

FATORES E EXPANSÃO E OCUPAÇÃO TERRITORIAL

ÒPecuária: utilização do gado para alimentação e força matriz nos engenhos. A expansão da lavoura canavieira pressionou para que em 1701, o governo português estabelecesse uma distância do litoral para a criação do gado. A pecuária constituiu uma atividade voltada para o mercado interno. As duas principais zonas de irradiação eram Olinda (Pernambuco) e Salvador (Bahia).
Ò Missões jesuíticas: avanço da ocupação territorial em direção ao sul.
ÒDrogas do sertão: Portugal e a perda do monopólio das especiarias das Índias contribuiu para a exploração de produtos da região da Amazônia, como canela, cacau e plantas medicinais.
ÒBuscas de indígenas / metais preciosos: feita pelos bandeirantes.

EXPANSÃO TERRITORIAL

ÒResultou do avanço para além dos limites impostos pelo Tratado de Tordesilhas
ÉEntradas
ÉBandeiras imagem6_300
ÉPecuária

EXPEDIÇÕES MILITARES

ÒFoi a partir do século XVII que as terras do interior do Brasil passaram a ser rotineiramente exploradas. O desbravamento e povoação dessas terras foram iniciados por expedições pioneiras chamadas de Entradas e Bandeiras.
ÒAs Entradas geralmente eram expedições oficiais, ou seja, foram organizadas pelo governo da autoridade colonial.
Ò As Bandeiras tinham motivação particular, isto é, eram organizadas por colonos que se estabeleceram nos povoados.

OS BANDEIRANTES

ÒEram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas.  Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.
Ò Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.
ÒForam responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro.
ÒExpandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.
ÒTinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.

PRINCIPAIS BANDEIRANTES

ÒFernão Dias Pais
Ò Manuel Borba Gato
Ò Bartolomeu Bueno da Veiga (Anhanguera)