Rua Antônio de Santana, 217
(79) 3431-4706
colegioosaber@live.com

Saber News

PROJETO DE REDAÇÃO:
PROJETO DE REDAÇÃO:

 

 

 

 

 

 

 

Ganhadores:

·         David Fernandes Santos da Silva (6° ano A)

     Maria Vitória Santos Ribeiro (6° ano A)

·         Thaiany Santos Nunes (6° ano B)

·         Lara Almeida Oliveira (7° ano A)

·         Matheus Santos Lima (7° ano A)

·         Tayslan Santos Nunes (7° ano B)

·         Victória Cardoso Araújo (7° ano B)

·         Luana Almeida Cruz (8° ano A)

·         Nayara Dias dos santos (8° ano A)

·         João Victor Vieira Tavares (8° ano B)

·         Rebeca do Nascimento Moura (8° ano B)

·         Maria Carolina Andrade Ribeiro (9° ano A)

 

 

 

                                                                                                 

Tema: A importância da reciclagem para o meio ambiente

·         Aluna: Maria Vitória Santos Ribeiro (6° ano A)

 dsc00614_300_01

Segundo pesquisa a reciclagem “é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria – prima para novo produto” (http://econativus.blogspot.com.br). Uma grande vantagem dela é que diminui a utilização das fontes naturais como: árvores cortadas. Os exemplos mais comuns de reciclagem acontecem, com o papel, vidro, plástico e metal. Além de outras que são menos reconhecidas.      

O conceito reciclagem só pode ser utilizado para aqueles materiais que quando são desmanchados pode voltar ao mesmo objeto e coma s mesmas características, como a textura.  O ponto principal da reciclagem é deixar o meio ambiente mais limpo e utilizar menos fontes naturais. Ela também contribui na geração de emprego para várias famílias. Por exemplo, os catadores de lixo coletam os lixos recicláveis e depois entregam nas fabricas de reciclagem. Esse catadores ganham dinheiro para sustentar a família.      

 

·         Aluno: David Fernandes Santos da Silva (6° ano A)

dsc00615_300_01

A reciclagem ajuda a todos: seres humanos, animais e florestas. Pena que nem todos pensam assim. Muitos jogam lixo na rua, calçadas e outros lugares. A reciclagem serve para ajudar a todos. “A reciclagem é o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto”. (http://econativus.blogspot.com.br). 

Geralmente reciclamos papel, vidro, plástico, metal e lixo orgânico. Isso serve de ajuda. Se eu faço minha parte hoje, várias pessoas podem fazer amanhã. Quando não reciclamos, às vezes o lixo passa pelo esgoto até chegar ao oceano, causando um enorme mal a vários animais tipo: tartarugas, baleias e os variados peixes. Mas isso que as pessoas fazem não está certo. E você, caro leitor, reciclar?

 Em algumas comunidades existem várias lixeiras de coleta seletiva para ajudar na reciclagem. E você faz a sua parte? As famílias vivem da reciclagem. Elas trabalham no lixão e a reciclagem traz um presente, uma vida mais digna e a cidade mais limpa.

 


 

·         Aluna: Thaiany Santos Nunes (6° ano B)

dsc00776_300_01

A reciclagem é uma solução para o problema ambiental que encontramos hoje em dia nas cidades. A poluição é um exemplo. Esse problema além, de prejudicar o meio ambiente, acaba de alguma maneira prejudicando nós, seres humanos.

O processo da reciclagem começa quando os catadores catam o lixo e separam os recicláveis, para assim serem reciclados.   Também um dos lixos mais importante é o lixo orgânico, pois com ele ajudamos a melhorar o meio ambiente fazendo adubos para as plantas.

Por isso, a reciclagem é fundamental, com ela ajudamos a meio ambiente e a sociedade através de um simples ato de amor que transforma toda a humanidade. Devemos sempre nos conscientizar fazendo sempre o bem.

 

TEMA: A importância da reciclagem para o meio ambiente

·         Aluna: Lara Almeida Oliveira (7° ano A)

 dsc00471_300_03

A reciclagem é de suma importância para que aprendamos que temos cada vez mais cuidar do meio ambiente. A reciclagem deveria está presente em todos os lugares como: praças públicas, praias e estabelecimentos alimentícios, por exemplo.

Uma forma de reciclar é em casa. Você separa o lixo para facilitar a reutilização, criar uma forma, vamos dizer, “colorida” de separação de lixo. São as lixeiras de cada cor e essas devidas cores não são somente para enfeite e sim para designar: azul (papel); amarelo (metal); vermelho (plástico); verde (vidro); branco (lixo hospitalar); preto (madeira); marrom (materiais orgânicos). São muitas cores que ajudam ao processo da reciclagem, mas para melhorarmos o mundo, temos que primeiro nos unirmos porque se somente um faz, não muda em nada no ciclo ambiental. Por exemplo: Dona Clara separa o seu lixo, Já Dona Joana acha besteira. Dona Clara não tem filhos, já Dona Joana tem cinco filhos, e se eles seguem o exemplo da mãe, em não separar o lixo, a palavra reciclagem nunca vai ser colocada em prática. Ou seja, você sempre tem que dá o seu exemplo para formamos um mundo melhor.       

 

 

·         Aluna: Matheus Santos Lima (7° ano A)

dsc00466_300

A reciclagem é importante para a natureza, pois ela retira as impurezas da natureza, ou seja, retira o lixo que não só prejudica a natureza, mas também a nós seres humanos, pois os lixos podem trazer doenças, e um exemplo, são os pneus a céu aberto que se acumular agua podem transmitir a dengue. É por isso que temos algumas indústrias que reciclam os pneus para fazer asfalto.

Para facilitar a reciclagem temos lixeiros que separam o lixo corretamente. Os mais tradicionais são: vermelho (plástico); azul (papel); verde (vidro); amarelo (metal). Mas só não reciclamos esses materiais, também, reciclamos resíduos de hospitais produtos tóxicos, entre outros que ajudam cooperativas que reciclam esses materiais. Também podemos fazer objetos para o dia a dia como: brinquedos e bancos.

Em casa podemos separar o lixo que já dá uma boa ajuda para as cooperativas de catadores de lixo. Assim, temos que nos conscientizar sobre esse assunto porque os prejudicados somos nós. Pessoal vamos pensar nesse assunto que tem tal importância social.

 

 

·         Aluno: Tayslan Santos Nunes (7° ano B)

dsc00782_300_02

Nos dias atuais a reciclagem é um meio muito importante de ajudar a preservar o meio ambiente. Aos poucos o número de pessoas conscientes que se dedicam ao assunto está crescendo.

É de suma importância nós aprendermos o conceito verídico do termo reciclagem. Devido a essa grande importância, é fácil encontrarmos campanhas, palestras e cooperativas que ajudam cada vez mais na preservação do meio ambiente.

É necessário também ensinar as crianças desde cedo o valor da reciclagem, ensinando a separar o lixo e nunca jogá-lo em qualquer lugar. Então: recicle, reaproveite e reutilize.

    

·          Aluna: Victória Cardoso Araújo (7° ano B)

 dsc00789_300_02

A reciclagem é muito importante para o meio ambiente, pois ela diminui a quantidade de lixo e reaproveita os produtos criando outros novos com características diferentes ou iguais.  Ela gera emprego para os catadores, pois eles recolhem os produtos, separando e vendendo para as cooperativas. Além de gerar emprego, também ajuda a natureza não poluindo os rios, o oceano e as cidades.

As principais latas de coleta seletiva de lixo são: a do plástico (vermelho), metal (amarelo), vidro (verde) e papel (azul). Elas são encontradas geralmente, nas escolas, praças, Universidades, hospitais, etc.

Poucas pessoas praticam a reciclagem, por não saberem o bem que ela faz para o meio ambiente. Mas se juntos praticarmos a reciclagem, podemos ajudar muito, tornando, assim, a natureza mais bonita e saudável para vivermos melhor e termos orgulho do que fizemos.

 

 

TEMA: Eutanásia: um crime ou um direito?

 

·         Aluna: Luana Almeida Cruz (8° ano A)

 dsc00499_300_02

A eutanásia é uma forma de apressar a morte sem dor e sem sofrimento do enfermo que sofre de uma doença sem cura. Daí surge a seguinte pergunta: direito ou crime?

Existem na sociedade as pessoas que são a favor e as que são contra. Aquelas que são a favor da eutanásia defendem o ponto de vista em que é uma forma de morte digna sem sofrimento. Já as pessoas que são contra, defendem o ponto de vista em que é sagrada e só o criador pode nos tirar. As pessoas que seguem a ideologia do contra, são principalmente católicos. A igreja católica define a eutanásia como um crime, um homicídio à vida do enfermo. A eutanásia só pode acontecer com a permissão da família e da justiça. Temos atualmente no Brasil, um caso em que uma médica desligava os aparelhos dos pacientes sem a permissão de ninguém, ainda não sabemos o motivo dessa ação.

Notamos que a vida é um direito humano, mas de que adianta uma pessoa ficar sofrendo em uma cama de hospital se pode acabar com isso sem sofrimento? Chegamos a uma conclusão: a eutanásia é um assunto polêmico e que devemos refletir, argumentar e defender nosso ponto de vista, seja ele a favor ou contra.

 

 

 

·         Aluna: Nayara Dias dos santos (8° ano A)

 dsc00498_300_02

A eutanásia é adiantar a morte de alguma pessoa. Para a igreja católica a eutanásia é considerada um homicídio. Na sociedade existem os prós e os contras. Algumas pessoas acham que desligar os aparelhos de outras que estão em estado vegetativo é um grande favor para o paciente. Já outras pessoas acham essa prática um absurdo, pois tirar a vida de um ser humano nunca é a solução pra o problema.

Países como a Holanda, que hoje em dia aceita a eutanásia tem como argumento o seguinte: “Um favor deve ser feito a essas pessoas”. Ou seja, esse favor é a eutanásia. “As pessoas devem viver até a hora certa”, dizem os religiosos, principalmente os católicos. Mas é nesse ponto que está a dúvida, de que lado devemos ficar? Será que devemos ser a favor ou contra?

Essas perguntas precisam ser respondidas de acordo com a sua opinião, seu pensamento. Mas a grande pergunta é: A eutanásia é um crime? Essa resposta só você, meu caro leitor, pode dá de acordo com a sua opinião.                

 

·         Aluno: João Victor Vieira Tavares (8° ano B)

 dsc00824_300_02

Eutanásia, o que falar sobre ela? Uma coisa que exige e possui pensamentos tão diversos, legalizá-la ou não? O pensamento sobre a eutanásia é muito diverso. Há pessoas que a aceitam que pensam em utilizá-la. Mas também há pessoas que acham um absurdo defrontar com a lei natural das coisas.

A eutanásia precisa ser dialogada, pois ela expressa a morte de uma pessoa. Os principais pensamentos em relação à eutanásia são os seguintes: E se o paciente sobreviver? E caso ele melhore? Estamos fazendo a coisa certa? Mas a maioria das vezes a resposta é só uma: Será melhor assim!

Temos que lembrar que a eutanásia é a mote de um ser vivo, não importa a situação em que ele esteja: em estado vegetativo, morrendo, sofrendo, precisamos pensar e utilizá-la em ultimo caso. O pensamento contrário à eutanásia chama-se distanásia, a qual defende o adiamento da morte. Esta é aceita pela maioria das igrejas, que acham a eutanásia um crime, uma afronta contra a natureza.

O que todos nós temos que refletir é: a eutanásia é a coisa certa a ser praticada? Ou temos que adiar, esperar a morte com ou sem sofrimento?       

 

·         Aluna: Rebeca do Nascimento Moura (8° ano B)

dsc00825_300_02

Bom, primeiramente vale ressaltar o significado da palavra eutanásia. Segundo o dicionário Aurélio, a eutanásia é “morte serena, sem sofrimento”. Será mesmo? Bom por um lado sim, provavelmente o indivíduo morre serenamente, mas, leitor, você acha que é certo? 

A eutanásia já foi legalizada em alguns países, mas ainda é condenada pela igreja católica e pela protestante. Podemos dizer que a eutanásia seja um crime, um assassinato ou podemos dizer que ela é um refúgio fatal de sofrimento.

A eutanásia não é exatamente um crime ou direito, mas esta característica depende do ponto de vista de cada um.

É simplesmente uma escolha individual, se você quer vê-la como um crime ou como um direito, ninguém pode mudar ou manipular sua opinião. E você, o que acha da eutanásia?  

 

·         Aluna: Maria Carolina Andrade Ribeiro (9° ano A)

 dsc00912_300

Eutanásia crime ou direito? O tema eutanásia vem movendo grandes polemicas. Algumas pessoas veem a eutanásia como crime e usam a seguinte explicação: ninguém tem o direito de tirar a vida do próximo, mesmo estando o paciente em estado vegetativo. Também há quem ache que é um direito acabar com o sofrimento do paciente.

 Ocaso que ocorreu recentemente no Brasil, foi o da medica que desligava os parelhos dos pacientes e decidia quem morreria e quem sobreviveria. Mas vem a questão: Será que uma pessoa tem o direito de matar outra, sem esta não ter a chance de lutar pela vida, mesmo que a esperança já tenha acabado?

A igreja católica é contra a eutanásia. Ela defende que ninguém tem o direito de tira a vida do próximo. Só Deus possui esse dom. Algumas pessoas acreditam que seja um direito e outros um crime. Vivemos, então, em um País onde temos liberdade de expressão e o nosso dever é tentar respeitar e compreender a opinião de cada um.

Mais Saber News

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2ª Etapa 2019

2ª Etapa Fundamental I

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

XV Jogos Internos do Colégio O Saber – JICOS 2019

Programação os Jogos Internos do Colégio O Saber.

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Boletim nº 01 da 8ª Copa O Saber de Futsal Masculino – 1º turno

Esporte e educação física formam o aluno para a faculdade da vida.