Crianças Não Deve Usar Sapatos Altos

O desejo de usar salto alto contagia cada vez mais crianças de todas as idades. No entanto, o uso do salto mesmo que em versões baixas vai além da estética.

Ao manter a parte de trás do pé levantada, projeta-se o peso do corpo para frente, com o passar do tempo, essa sobrecarga causa um processo degenerativo que implica no alargamento da base do pé e o encurtamento dos ligamentos e da musculatura posterior da perna e coxa, causando dores nas pernas e lombar.

Por não ter o corpo completamente desenvolvido, o uso do salto pode ser ainda pior em crianças, pois a postura inclinada para frente compromete com maior facilidade a estrutura óssea da criança, que começara a se moldar na posição errada.

Além das complicações que afetam os ossos, nervos e a musculatura, problemas mais visíveis são comuns, como joanetes, calos e dedos tortos.

“O sapato ideal é aquele que oferece conforto para os pés, com bico largo, solado reto, bem acolchoado e que não machuque a pele. O uso do salto alto deve se iniciar após os 15 anos, porém sem exagero, pois o corpo feminino ainda irá passar por algumas mudanças”, esclarece o ortopedista Agnaldo Oliveira Júnior do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos.

Devido à falta de habilidade, é muito comum se deparar com mulheres que mudam a forma de andar quando estão usando salto alto. Com as crianças acontece o mesmo processo. No entanto, o problema pode ser agravado devido à falta de domínio, podendo ocasionar quedas e torções, tornando suscetíveis a deformidades na coluna desenvolvendo patologias como lordose lombar e cifose torácica, doenças decorrentes da curvatura anormal da coluna.

Fonte:http://www.chrisflores.net/saude/3/materia/2721/crianca-nao-deve-usar-sapatos-de-salto.html