Idade não é desculpa para deixar de aprender uma nova língua

Nunca é tarde para aprender outro idioma. Surpreendentemente, sob algumas condições, os adultos acabam por ser melhores do que as crianças ao tentar adquirir a habilidade de falar uma nova língua.
Acredita-se que as crianças menores de sete anos são boas em sacar as novas linguagens porque seus cérebros se reprogramam mais facilmente.

Também, elas usam o que é chamado de "memória para aprender", que significa aprender uma linguagem sem usar o pensamento consciente. Adultos confiam na memória explícita, em que eles conscientemente aprendem as regras de uma língua.
Agora, alguns linguistas sugerem que essa diferença aparente na capacidade de aprendizagem de novas línguas reflete a atitude das crianças, jovens e adultos, e não verdadeiras diferenças no cérebro.
Pesquisadores desenvolveram um experimento no qual crianças com 8 anos de idade, 12 anos e adultos tiveram a oportunidade de aprender regras de uma nova língua.
Em uma regra inventada, os verbos deveriam ser escritos e pronunciados de forma diferente, dependendo se se referia a um objeto animado ou inanimado. Os participantes foram convidados a ouvir uma lista de pares de substantivos-verbos. Dois meses depois, eles foram testados para ver do que se lembravam.
Segundo os pesquisadores, os adultos foram consistentemente melhor em tudo o que foi medido. Quando pediram aos participantes para aplicar a regra a novas palavras, as crianças com 8 anos não conseguiram realizar a tarefa, enquanto a maioria das que tinham 12 anos e dos adultos acertou mais de 90%.
Os adultos se saíram ainda melhor e têm grande potencial para aprender novas línguas. Ao contrário das crianças mais novas, o resto dos participantes trabalhou de acordo com a regra. Isso mostra que a aprendizagem explícita também é crucial.
Os resultados são animadores, particularmente na constatação de que a pronúncia das crianças é inferior ao de indivíduos mais velhos.
Mas os cientistas advertem que experimentos artificiais como este não podem necessariamente ser transferidos para o mundo real. Mesmo sendo os adultos melhores em aprendizagem implícita, as crianças ainda são mais propensas a ter uma chance de aprender de forma implícita.[NewScientist]

Fonte:http://hypescience.com/idade-nao-e-desculpa-para-deixar-de-aprender-uma-nova-lingua/