A valorização do esporte na escola

Na escola a educação física é componente curricular obrigatório da educação básica como determina a LDB, Lei nº. 9394/96. Enquanto o esporte como prática de competição deve ser colocado à disposição dos alunos desde os esportes coletivos como basquete, futsal, handebol, voleibol aos individuais como natação, judô, ginástica, karatê. A iniciação esportiva deve começar nas primeiras séries nas aulas de educação física e nas escolinhas de maneira lúdica, até chegar às equipes de treinamento, que representará a escola em competições.

Nos dias de hoje umas das referências para a escola ser vista como boa e atraente para os pais e alunos é se oferece o esporte como instrumento a contribuir na formação integral dos alunos; mas alguns diretores ou donos de escolas não têm essa visão, não o valorizando como deveria ser. Eles devem entender que o esporte não é despesa e sim investimento, em que o retorno é certo e rápido no aumento de alunos matriculados e de suas permanências na escola.

O esporte como competição é um excelente meio de promover e tornar a escola mais conhecida na sociedade, principalmente quando obtém bons resultados em competições locais e estaduais, mas para isto deve haver investimentos em professores e coordenador de educação física qualificados com formação acadêmica e que sejam bem remunerados; ginásio de esportes ou quadra poli - esportiva; piscina, sala de jogos e materiais esportivos adequados a cada esporte oferecido pela escola. O ideal é oferecer aos alunos treinos em dias intercalados três vezes por semana, para que eles tenham condições de disputar com igualdade com as demais escolas.

A escola que promove o esporte está oferecendo meios ao aluno de adquirir não apenas saúde, desenvolvimento físico e intelectual, mas também a aquisição de valores que serão úteis na escola e em toda a sua vida como: responsabilidade, respeito, disciplina, amizade, trabalho em equipe, liderança, equilíbrio emocional, perseverança, honestidade e solidariedade, estimulando o aluno a ser "bom cristão e honesto cidadão". Com o ensinamento destes valores através do esporte, as crianças e os jovens aprendem tudo os que eles precisam saber para viver em sociedade e com isto, afastam-se das más companhias, do álcool, das drogas e consequentemente da violência.

O aluno que pratica esporte acaba gostando mais da escola, porque sente prazer e orgulho de representa - lá nas competições e com isto, permanece por mais tempo estudando na mesma.

A escola deve valorizar o esporte como instrumento para a educação, saúde e o desenvolvimento sócio-cultural de seus alunos.

José Costa
Professor de Educação Física