EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE: O lixo tecnológico

O lixo tecnológico ou eletrônico possui uma grande quantidade de substâncias prejudiciais ao ambiente e ao homem.

Apesar do descaso e da falta de conhecimento, o lixo eletrônico não é menos nocivo do que o lixo dito convencional, pelo contrário, ele é ainda mais poluente devido à inúmera quantidade de elementos altamente nocivos quando lançados indiscriminadamente na natureza.
Estes poluentes estão presentes especialmente nos componentes físicos (Hardware) dos computadores e também nos capacitores, dispositivos que armazenam energia.

Problemas causados pelo descarte inadequado

- Este descarte é feito quando o equipamento apresenta defeito ou se torna obsoleto (ultrapassado). O problema ocorre quando este material é descartado no meio ambiente. Como estes equipamentos possuem substâncias químicas (chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc.) em suas composições, podem provocar contaminação de solo e água.
- Além do contaminar o meio ambiente, estas substâncias químicas podem provocar doenças graves em pessoas que coletam produtos em lixões, terrenos baldios ou na rua;
- Estes equipamentos são compostos também por grande quantidade de plástico, metais e vidro. Estes materiais demoram muito tempo para se decompor no solo.

Visando contribuir com o referido projeto o aluno Cristiano dos Santos e o Professor Luiz Carlos Pereira dos Santos do Instituto Federal de Sergipe (IFS), vêm desenvolvendo um projeto com o Tema: EDUCAR PARA A SUSTENTABILIDADE. Onde visa educar a população e empresas para o manuseio e descarte correto desses materiais, fazendo coletas seletivas destes lixos.
Este projeto será apresentado no VIII CONNEPI (Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação) em Salvador - BA entre os dias 27 a 29 de novembro de 2013 no Centro de Convenções.

O Colégio O Saber aprova o projeto e incentiva os alunos e a população de Itabaiana e região ajudarem na coleta seletiva e o descarte correto desse material.

dsc03836_300

Lembre-se:
- Primeiro passo para evitar a poluição do meio ambiente é fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. O lixo eletrônico deve sempre ser separado dos resíduos orgânicos e dos materiais recicláveis (papel, plástico, metal).